Gostou do artigo? Compartilhe!

Como é a ninfoplastia?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

O que é ninfoplastia?

A ninfoplastia ou labioplastia é um procedimento cirúrgico para corrigir a hipertrofia1 dos pequenos lábios da vulva2, ou seja, um tamanho excessivo dos pequenos lábios, particularmente em relação aos grandes lábios, os quais eles poderão ultrapassar em tamanho. Esse tamanho excessivo não é uma doença, mas apenas uma variação tipológica, apesar de que pode causar grandes incômodos.

Anatomia da vulva2

vulva2 se localiza abaixo do ventre e é constituída pelos lábios maiores, lábios menores, clitóris e vagina3. Os lábios maiores, também chamados de grandes lábios, e os lábios menores, também chamados de pequenos lábios, são dobras de pele4 e mucosa5 que têm a função de proteger a abertura da vagina3 e da uretra6.

Acima da abertura da uretra6 encontra-se o clitóris, que é um pequeno órgão formado pela união das partes superiores dos pequenos lábios. Ele é constituído por tecido7 erétil que se enche de sangue8 e incha durante a excitação sexual, e possui inúmeras terminações nervosas, sendo extremamente sensível a estímulos.

vagina3 é um canal fibromuscular distendido entre a vulva2 e o útero9, que se dilata durante a excitação sexual e ainda mais por ocasião do parto, se houver. Em mulheres que ainda não tiveram relações sexuais, o orifício da vagina3 é semiocluído por uma membrana chamada de hímen10, que se rompe por ocasião do primeiro ato sexual. Ainda não se sabe exatamente a função do hímen10.

Leia sobre "Conhecimentos básicos sobre relação sexual", "Cefaleia11 orgástica" e "Dor na relação sexual".

Por que fazer uma ninfoplastia?

Uma correção cirúrgica pode (e deve) ser feita naqueles casos em que os pequenos lábios ultrapassam os grandes lábios. Essa anormalidade geralmente se torna mais perceptível na puberdade, embora possa se manifestar desde o nascimento ou somente na menopausa12, mas em qualquer caso pode ser corrigida com a ressecção do excesso de membrana mucosa13.

As pacientes que se decidem por uma ninfoplastia frequentemente o fazem por razões funcionais e/ou estéticas, mas este procedimento também tem um impacto benéfico no bem-estar pessoal, no comportamento e no desenvolvimento da paciente, pois ela é liberada de seu complexo.

A fricção dos pequenos lábios hipertrofiados (que se projetam para além da fenda vulvar e dos grandes lábios) contra a roupa pode gerar desconforto e causar hiperpigmentação, além de criar uma incapacidade de usar roupas íntimas tipo tangas. Problemas de higiene e dor durante a penetração vaginal, causados pela invaginação da pele4 e tecido7 protuberantes, também podem ocorrer.

Às vezes essa anomalia pode, também, criar desconforto funcional durante as relações sexuais ou na prática de determinados esportes como ciclismo, equitação, etc. Além disso, certas mulheres podem sentir-se constrangidas ou com falta de naturalidade e autoestima devido à percepção que têm do corpo, sobretudo quando precisam ficar nuas.

Esta cirurgia plástica é tão rara que nenhuma organização médica tem uma posição específica sobre o assunto ou estabeleceu um protocolo a ser seguido. Cada vez mais mulheres que se submeteram a essa cirurgia admitem que não sabiam que essa boa opção existia, enquanto passavam a vida até então sentindo-se constrangidas.

Contudo, nos últimos anos, as mulheres têm consultado com mais frequência o cirurgião plástico sobre a forma e as dimensões dos pequenos lábios e outras estruturas circundantes, não apenas por razões estéticas, mas também funcionais, como, por exemplo, dispareunia (dor nas relações sexuais).

Como se realiza a ninfoplastia?

Há mais de uma técnica disponível para essa cirurgia e a escolha de uma delas comporta motivos técnicos e da preferência da paciente, e deve ser discutida com ela antes de ser decidida. Normalmente, nenhum exame preparatório é necessário, a menos que a paciente vá receber anestesia14 geral. Nesse caso, ela precisará de uma consulta com o anestesista, pelo menos 48 horas antes, o qual poderá pedir um exame de sangue8 ou outros.

A cirurgia deve ser agendada para os dias logo após uma menstruação15, para que se tenha a garantia de que uma nova menstruação15 não ocorrerá com a paciente recém-operada, o que poderia dificultar a cicatrização. Qualquer eventual medicação com efeito anticoagulante16 deve ser suspensa pelo menos 10 dias antes do procedimento.

Em geral, já no ambiente cirúrgico, o médico desenhará as linhas e marcas na pele4 da paciente para orientar a operação e as linhas das incisões17. Se a cirurgia for feita com anestesia14 geral, a paciente deverá fazer um jejum absoluto de pelo menos 6 horas antes da operação. A correção da hipertrofia1 dos pequenos lábios é realizada por uma ressecção do excesso de membrana mucosa13, seguindo a borda livre do lábio18 para dar-lhe uma posição equilibrada em relação à altura dos grandes lábios.

Os pontos de sutura19 serão dados com material reabsorvível e não precisam ser removidos. O procedimento total dura cerca de 30 minutos. A permanência da paciente no hospital ou clínica é geralmente limitada a meio dia ou, no máximo, 24 horas, se a anestesia14 for geral. Mas, quase sempre o anestésico será local.

Após a cirurgia, os banhos de mar ou de piscina e atividades como andar de bicicleta ou cavalgar, que possam traumatizar o local, devem ser evitados nos primeiros 15 a 21 dias, e as relações sexuais por 30 dias.

Como evolui a ninfoplastia?

Como em toda cirurgia plástica, o resultado pleno só pode ser apreciado após o desaparecimento de todo edema20, ou seja, após cerca de 3 semanas. As cicatrizes21 desaparecem após 1 a 2 meses. No entanto, o resultado do procedimento continua a evoluir e a longo prazo (cerca de 6 meses) será estável e sustentável. O hábito de fumar pode prejudicar a formação das cicatrizes21.

Quais são as complicações possíveis decorrentes da ninfoplastia?

Complicações dessa cirurgia são muito raras e quando ocorrem são os eventos comuns a todas as cirurgias: hematoma22, sangramento, infecção23, abertura dos pontos.

Veja também sobre "Mitos e verdade sobre menstruação15", "Sinéquia dos pequenos lábios ou “vagina fechada”" e "Frigidez feminina".

 

Referências:

As informações veiculadas neste texto foram extraídas principalmente dos sites da Revista Brasileira de Cirurgia Plástica e da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

ABCMED, 2022. Como é a ninfoplastia?. Disponível em: <https://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/1412165/como-e-a-ninfoplastia.htm>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Nota ao leitor:
As notas acima são dirigidas principalmente aos leigos em medicina e têm por objetivo destacar os aspectos mais relevantes desse assunto e não visam substituir as orientações do médico, que devem ser tidas como superiores a elas. Sendo assim, elas não devem ser utilizadas para autodiagnóstico ou automedicação nem para subsidiar trabalhos que requeiram rigor científico.

Complementos

1 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
2 Vulva: Genitália externa da mulher, compreendendo o CLITÓRIS, os lábios, o vestíbulo e suas glândulas.
3 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
6 Uretra: É um órgão túbulo-muscular que serve para eliminação da urina.
7 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
8 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
9 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
10 Hímen:
11 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
12 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
13 Membrana Mucosa: EPITÉLIO com células secretoras de MUCOS, como as CÉLULAS CALICIFORMES. Forma o revestimento de muitas cavidades do corpo, como TRATO GASTROINTESTINAL, TRATO RESPIRATÓRIO e trato reprodutivo. Mucosa, rica em sangue e em vasos linfáticos, compreende um epitélio interno, uma camada média (lâmina própria) do TECIDO CONJUNTIVO frouxo e uma camada externa (muscularis mucosae) de células musculares lisas que separam a mucosa da submucosa.
14 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
15 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.
16 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
17 Incisões: 1. Corte ou golpe com instrumento cortante; talho. 2. Em cirurgia, intervenção cirúrgica em um tecido efetuada com instrumento cortante (bisturi ou bisturi elétrico); incisura.
18 Lábio: Cada uma das duas margens carnudas e altamente irrigadas da boca.
19 Sutura: 1. Ato ou efeito de suturar. 2. Costura que une ou junta partes de um objeto. 3. Na anatomia geral, é um tipo de articulação fibrosa, em que os ossos são mantidos juntos por várias camadas de tecido conjuntivo denso; comissura (ocorre apenas entre os ossos do crânio). 4. Na anatomia botânica, é uma linha de espessura variável que se forma na região de fusão dos bordos de um carpelo (ou de dois ou mais carpelos concrescentes). 5. Em cirurgia, ato ou efeito de unir os bordos de um corte, uma ferida, uma incisão, com agulha e linha especial, para promover a cicatrização. 6. Na morfologia zoológica, nos insetos, qualquer sulco externo semelhante a uma linha.
20 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
21 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
22 Hematoma: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
23 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.