A placenta prévia ocorre nos casos em que este órgão se insere anomalamente no útero1 (mais inferiormente que o normal), obstruindo parcial ou totalmente o colo do útero2, muitas vezes tornando impossível o parto vaginal normal. Ela acontece em uma de cada grupo de 200 gestantes.
[Mais...]
O líquido amniótico1 é o fluido que preenche a bolsa amniótica2 e no qual o embrião fica imerso durante a gestação. No início da gravidez3 ele tem aspecto transparente e à medida que ela evolui fica mais espesso e esbranquiçado (leitoso). Envolvendo o bebê, o líquido amniótico1 o protege de choques e movimentos bruscos, não deixa o cordão umbilical4 sofrer compressões e mantém a temperatura adequada dentro do útero5. Além disso, torna menor a energia gasta com os movimentos fetais, tem importantes propriedades bacteriostáticas e ajuda na alimentação do bebê.
[Mais...]
Um sangramento tardio, ou seja, na segunda metade da gravidez1, pode representar uma ameaça para a saúde2 da mulher ou do feto3. Contate o seu médico se tiver algum tipo de sangramento no segundo ou terceiro trimestres da gravidez1.
[Mais...]
Sangramentos vaginais podem ocorrer com frequência no primeiro trimestre da gravidez1 e não representarem problemas à gestação. Já um sangramento que ocorre no segundo e terceiro trimestres da gravidez1 pode ser sinal2 de uma possível complicação. O sangramento na gestação pode ser causado por uma série de razões que precisam ser avaliadas pelo obstetra que está acompanhando o pré-natal da gestante.
[Mais...]
Para responder a esta pergunta, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas fizeram um trabalho científico no qual estimaram o peso fetal da 20ª à 42ª semana de gestação em "gestações normais. Os cientistas estudaram cerca de 3 mil grávidas sem patologias durante a gravidez1.
[Mais...]
O ideal é manter uma alimentação rica em nutrientes durante a amamentação1, não existindo alimentos proibidos. Toda nutriz2 deve ingerir bastante líquido neste período, pelo menos dois litros de líquidos ao dia, como água, sucos de frutas naturais e leite. Os suplementos vitamínicos não substituem uma dieta saudável, apesar de serem úteis nesta fase da vida.
[Mais...]
Durante a gravidez1 o corpo produz aproximadamente 50% mais sangue2 e fluidos corporais para suprir as necessidades do desenvolvimento do bebê. O edema3 (inchaço4) discreto é uma condição normal da gestação causada pelos fluidos e sangue2 adicionais, ocorrendo nas mãos5, face6, tornozelos e pés. Quando em excesso, pode levar a complicações durante a gestação.
[Mais...]
Antes de iniciar qualquer atividade física durante a gestação procure a orientação de um obstetra e de um profissional de educação física com experiência em atividades físicas para gestantes. O acompanhamento médico pré-natal é fundamental para uma gravidez1 saudável. Alguns cuidados simples podem ajudar no melhor aproveitamento das atividades físicas durante a gravidez1.
[Mais...]
A maioria das grávidas se beneficia com uma rotina de atividades físicas durante a gestação, mas esta prática deve ser discutida e orientada por um obstetra. Alguns ajustes podem ser necessários para desfrutar dos benefícios dos exercícios neste período da vida. A intensidade do trabalho físico recomendada durante a gravidez1 depende, em parte, do nível de atividade física exercido pela mulher antes de engravidar e também das condições de saúde2 da gestante.
[Mais...]
A gravidez1 é vista como o período que protege as mulheres das doenças psiquiátricas, mas nem sempre isso é verdade. Cerca de uma em cada dez gestantes apresenta depressão. E das que ficam deprimidas durante a gestação, 50% apresentam depressão no pós-parto.
[Mais...]
Mostrar: 10 61 a 70 (Total: 73)
|