AbcMed  -  Vida Saudável
O alongamento muscular é uma prática que consiste em esticar voluntariamente os músculos1 para aumentar a sua flexibilidade, elasticidade2, amplitude de movimentos e prevenir lesões3 quando eles são exigidos. O alongamento muscular é feito por meio de exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares4, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
2 Elasticidade: 1. Propriedade de um corpo sofrer deformação, quando submetido à tração, e retornar parcial ou totalmente à forma original. 2. Flexibilidade, agilidade física. 3. Ausência de senso moral.
3 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
4 Fibras Musculares: Células grandes, multinucleadas e individuais (cilídricas ou prismáticas) que formam a unidade básica do tecido muscular esquelético. Constituídas por uma substância mole contrátil, revestida por uma bainha tubular. Derivam da união de MIOBLASTOS ESQUELÉTICOS com o sincício, seguida de diferenciação.
   [Mais...]

O própolis é conhecido por suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Devido a essas propriedades, ele tem sido utilizado em diversas culturas ao longo da história para tratar várias condições de saúde1, como infecções2, feridas, resfriados, problemas de garganta3 e problemas dentários. Além disso, o própolis também tem sido objeto de estudos científicos que investigam seu potencial para tratar e prevenir diferentes doenças.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
   [Mais...]

Quando se fala de dieta FODMAP, usualmente está-se referindo a uma dieta com baixa ingesta dos açúcares que podem causar distúrbios intestinais. A dieta FODMAP envolve a eliminação de alimentos ricos em certos carboidratos fermentáveis por um período de quatro a seis semanas, que posteriormente voltarão a ser gradativamente reintroduzidos.   [Mais...]
Exercícios anaeróbicos são aqueles realizados em períodos curtos e em alta intensidade, com breves intervalos de descanso entre eles (10 a 30 segundos), nos quais o corpo não necessita de oxigênio para produzir energia. Em vez disso, o corpo usa a energia armazenada nos músculos1 para realizar o trabalho. Esses exercícios são ideais para aumentar a força e a massa musculares.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

As vitaminas são nutrientes essenciais de que o corpo precisa em pequenas quantidades para funcionar corretamente. Elas não fornecem energia diretamente, mas são necessárias para diversas funções do organismo, incluindo o metabolismo1, a produção de energia a partir dos alimentos, a formação de células sanguíneas2 e a manutenção da saúde3 do sistema imunológico4, entre outras funções.
1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Células Sanguíneas: Células encontradas no líquido corpóreo circulando por toda parte do SISTEMA CARDIOVASCULAR.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
4 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
   [Mais...]

Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são necessárias para o funcionamento adequado do organismo humano. Eles fornecem energia e ajudam a manter as funções corporais, como o crescimento, a reparação de tecidos, a manutenção da imunidade1, entre outras.
1 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
   [Mais...]

Os aminoácidos são as unidades básicas que compõem as proteínas1, sendo compostos por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. São moléculas orgânicas que contêm um grupo amina (-NH2), um grupo carboxila (-COOH), um átomo de hidrogênio (-H) e uma cadeia lateral única que confere características químicas e estruturais específicas a cada um deles.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

O treinamento HIIT - High Intensity Interval Training, em português "Treino Intervalado de Alta Intensidade", é um tipo de treinamento cardiovascular de alta intensidade que envolve exercícios curtos e intensos intercalados com períodos de recuperação ativa. Esses exercícios podem ser realizados em várias modalidades, como pular corda, corrida, ciclismo, remo e natação, entre outros. Existem muitos tipos diferentes de HIIT, que variam em duração, intensidade e exercícios adaptados para diferentes níveis de condicionamento físico e preferências pessoais.   [Mais...]
Digestão1 é o processo pelo qual o corpo transforma os alimentos que consumimos em nutrientes que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório2 e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células3 do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.
1 Digestão: Dá-se este nome a todo o conjunto de processos enzimáticos, motores e de transporte através dos quais os alimentos são degradados a compostos mais simples para permitir sua melhor absorção.
2 Sistema Digestório: Grupo de órgãos que se estende desde a BOCA até o ÂNUS, atuando na degradação de alimentos, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. Em humanos, o sistema digestório abrange o TRATO GASTRINTESTINAL e as glândulas acessórias (FÍGADO, TRATO BILIAR, PÂNCREAS). Sinônimos: Sistema Digestivo; Aparelho Digestivo
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

A cafeína (trimetilxantina) é um composto químico oleoso, de fórmula C₈H₁₀N₄O₂, classificado como alcaloide1 do grupo das xantinas. Ela é encontrada em certas plantas como café, erva-mate, chá-verde, guaraná e cacau. Pode ser consumida em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. De longe, o hábito de tomar café é a principal forma de consumi-la, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.
1 Alcaloide: Classe de substâncias orgânicas nitrogenadas com características básicas.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos