O alongamento muscular é uma prática que consiste em esticar voluntariamente os músculos1 para aumentar a sua flexibilidade, elasticidade2, amplitude de movimentos e prevenir lesões3 quando eles são exigidos. O alongamento muscular é feito por meio de exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares4, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.
[Mais...]
O própolis é conhecido por suas propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Devido a essas propriedades, ele tem sido utilizado em diversas culturas ao longo da história para tratar várias condições de saúde1, como infecções2, feridas, resfriados, problemas de garganta3 e problemas dentários. Além disso, o própolis também tem sido objeto de estudos científicos que investigam seu potencial para tratar e prevenir diferentes doenças.
[Mais...]
Quando se fala de dieta FODMAP, usualmente está-se referindo a uma dieta com baixa ingesta dos açúcares que podem causar distúrbios intestinais. A dieta FODMAP envolve a eliminação de alimentos ricos em certos carboidratos fermentáveis por um período de quatro a seis semanas, que posteriormente voltarão a ser gradativamente reintroduzidos.
[Mais...]
Exercícios anaeróbicos são aqueles realizados em períodos curtos e em alta intensidade, com breves intervalos de descanso entre eles (10 a 30 segundos), nos quais o corpo não necessita de oxigênio para produzir energia. Em vez disso, o corpo usa a energia armazenada nos músculos1 para realizar o trabalho. Esses exercícios são ideais para aumentar a força e a massa musculares.
[Mais...]
As vitaminas são nutrientes essenciais de que o corpo precisa em pequenas quantidades para funcionar corretamente. Elas não fornecem energia diretamente, mas são necessárias para diversas funções do organismo, incluindo o metabolismo1, a produção de energia a partir dos alimentos, a formação de células sanguíneas2 e a manutenção da saúde3 do sistema imunológico4, entre outras funções.
[Mais...]
Nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são necessárias para o funcionamento adequado do organismo humano. Eles fornecem energia e ajudam a manter as funções corporais, como o crescimento, a reparação de tecidos, a manutenção da imunidade1, entre outras.
[Mais...]
Os aminoácidos são as unidades básicas que compõem as proteínas1, sendo compostos por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. São moléculas orgânicas que contêm um grupo amina (-NH2), um grupo carboxila (-COOH), um átomo de hidrogênio (-H) e uma cadeia lateral única que confere características químicas e estruturais específicas a cada um deles.
[Mais...]
O treinamento HIIT - High Intensity Interval Training, em português "Treino Intervalado de Alta Intensidade", é um tipo de treinamento cardiovascular de alta intensidade que envolve exercícios curtos e intensos intercalados com períodos de recuperação ativa. Esses exercícios podem ser realizados em várias modalidades, como pular corda, corrida, ciclismo, remo e natação, entre outros. Existem muitos tipos diferentes de HIIT, que variam em duração, intensidade e exercícios adaptados para diferentes níveis de condicionamento físico e preferências pessoais.
[Mais...]
Digestão1 é o processo pelo qual o corpo transforma os alimentos que consumimos em nutrientes que podem ser absorvidos e utilizados pelo organismo. O processo de absorção de nutrientes ocorre no sistema digestório2 e consiste na passagem dos nutrientes do interior do trato gastrointestinal para a corrente sanguínea e, em seguida, para as células3 do corpo. Esse processo se dá depois que os alimentos são digeridos no sistema gastrointestinal.
[Mais...]
A cafeína (trimetilxantina) é um composto químico oleoso, de fórmula C₈H₁₀N₄O₂, classificado como alcaloide1 do grupo das xantinas. Ela é encontrada em certas plantas como café, erva-mate, chá-verde, guaraná e cacau. Pode ser consumida em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. De longe, o hábito de tomar café é a principal forma de consumi-la, não só no Brasil, mas também em todo o mundo.
[Mais...]
|