AbcMed  -  Vida Saudável
Exercícios aeróbicos são exercícios em que a respiração acelerada aumenta a quantidade de oxigênio que chega aos músculos1. Eles fornecem um maior aporte de oxigênio ao organismo, ativando a respiração, os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo e incluem, por exemplo, entre outras, atividades como caminhada rápida, natação, corrida ou ciclismo.
1 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
   [Mais...]

Tatuagem é a arte de gravar na pele1, de modo permanente, qualquer figura ou desenho escolhido pela pessoa, através de pigmentos coloridos introduzidos na hipoderme2 por agulhas. A prática é muito antiga, embora tenha sofrido uma revigoração nas últimas décadas.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Hipoderme: Tecido conectivo frouxo (localizado sob a DERME), que liga a PELE fracamente aos tecidos subjacentes. Pode conter uma camada (pad) de ADIPÓCITOS, que varia em número e tamanho, conforme a área do corpo e o estado nutricional, respectivamente.
   [Mais...]

Tradicionalmente, a surdez neurossensorial não tem cura e não pode ser resolvida de forma definitiva através das ferramentas de que a medicina hoje dispõe. Para esses casos, os aparelhos e implantes auditivos são as soluções tecnológicas disponíveis. Esses dispositivos revolucionaram a realidade dos deficientes auditivos, permitindo que muitos deles passassem a levar uma vida totalmente integrada à sociedade ouvinte e ao mundo dos sons.   [Mais...]
A idade biológica (metabólica) de uma pessoa pode ser diferente da que consta na sua certidão de nascimento (idade cronológica). A idade metabólica representa o estado de saúde1 que o corpo na verdade tem (a idade do corpo). Às vezes, uma pessoa parece mais velha do que é; às vezes, mais jovem. Isso se deve à idade metabólica, quando comparada à idade cronológica.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Nem todas as bactérias são vilãs. O corpo humano1 carrega também cerca de 100 trilhões de bactérias "boas", muitas delas alojadas no intestino. Não apenas vivemos em harmonia com elas, mas sem elas não conseguiríamos viver.
1 Corpo humano: O corpo humano é a substância física ou estrutura total e material de cada homem. Ele divide-se em cabeça, pescoço, tronco e membros. A anatomia humana estuda as grandes estruturas e sistemas do corpo humano.
   [Mais...]

As células-tronco1 são a matéria-prima do corpo. Elas dão origem a todas as outras células2 dos diversos órgãos, com funções especializadas. Em alguns casos, elas também têm a capacidade de regenerar e/ou reparar tecidos danificados.
1 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
   [Mais...]

A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares1 exócrinas, diretamente na cavidade bucal. Cerca de 99% dela é constituída por água e 1% por proteínas2, glicoproteínas e íons3.
1 Glândulas salivares: As glândulas salivares localizam-se no interior e em torno da cavidade bucal tendo como objetivo principal a produção e a secreção da saliva. São elas: parótidas, submandibulares, sublinguais e várias glândulas salivares menores.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
   [Mais...]

As proteínas1, ao lado dos carboidratos e das gorduras, são um macronutriente que deve ser consumido diariamente para atender às necessidades do corpo. A ingestão dietética de referência para proteínas1 é de 0,8 gramas por quilograma de peso. No entanto, muitas evidências sustentam a ideia de que uma maior ingestão de proteínas1 age auxiliando a perda de peso, além de apresentar outros benefícios à saúde2.
1 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

Restrição calórica significa reduzir a ingestão média de calorias1 diárias abaixo do habitual, sem desnutrição2 ou privação dos nutrientes essenciais. Não estaria muito errado dizer que a restrição calórica é uma “subnutrição sem má nutrição”. Ela significa reduzir entre 30 e 40% o consumo típico de calorias1, mantendo todos os nutrientes e vitaminas necessários para sustentar a vida. Falando popularmente, significa “comer menos”, não comer pior.
1 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
2 Desnutrição: Estado carencial produzido por ingestão insuficiente de calorias, proteínas ou ambos. Manifesta-se por distúrbios do desenvolvimento (na infância), atrofia de tecidos músculo-esqueléticos e caquexia.
   [Mais...]

A dieta cetogênica simula um estado de jejum e funciona estimulando o corpo a gerar energia por meio da gordura1, em vez de usar carboidratos. De modo genérico, consiste em eliminar todos os alimentos ricos em carboidratos, como pães, arroz e farinhas e aumentar o consumo de proteínas2 e gorduras.
1 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos