AbcMed  -  Pele saudável
Os raios solares não são compostos somente de radiações luminosas visíveis, mas por outras radiações invisíveis que podem ser nocivas. O protetor solar (ou filtro solar) é um produto (loção, spray, gel, creme etc.) que, aplicado sobre a pele1, ajuda a protegê-la dos raios ultravioletas do sol, o que reduz as queimaduras, o envelhecimento precoce e outros danos à pele1, além de diminuir o risco de câncer2 da pele1.
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
   [Mais...]

Botox é o nome comercial de um dos tipos da toxina1 botulínica (tipo A), obtida a partir da bactéria2 anaeróbia Clostridium botulinum. Para fins unicamente médicos, é utilizada uma forma injetável da toxina1 purificada. A toxina1 botulínica, aplicada por via muscular produz uma paralisia3 muscular localizada, por denervação4 química, a qual produz uma atrofia5 do músculo que, posteriormente, desenvolve novos receptores para a acetilcolina6 e a debilidade que se instalará acaba se revertendo.
1 Toxina: Substância tóxica, especialmente uma proteína, produzida durante o metabolismo e o crescimento de certos microrganismos, animais e plantas, capaz de provocar a formação de anticorpos ou antitoxinas.
2 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
3 Paralisia: Perda total da força muscular que produz incapacidade para realizar movimentos nos setores afetados. Pode ser produzida por doença neurológica, muscular, tóxica, metabólica ou ser uma combinação das mesmas.
4 Denervação: Consiste na ressecção ou remoção dos nervos que inervam um órgão ou parte dele.
5 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
6 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
   [Mais...]

A depilação consiste na extração intencional de pelos de certas regiões do corpo, de forma definitiva ou temporária, praticada principalmente pelas mulheres, por motivos estéticos e até mesmo de higiene e limpeza. As regiões corporais mais comumente visadas são as sobrancelhas1, axilas, pernas e regiões genitais (pelos pubianos).
1 Sobrancelhas: Linhas curvas de cabelos localizadas nas bordas superiores das cavidades orbitárias.
   [Mais...]

Siringoma é o nome de um tumor1 anexial2 (anexos3 da pele4) intraepidérmico, benigno, do ducto sudoríparo (canalículo da desembocadura da glândula5 sudorípara na pele4). Caracteriza-se por pequenas elevações da pele4, de dois a cinco milímetros, amareladas ou da mesma cor da pele4, endurecidas, apresentando-se em pequeno ou grande número, raramente únicas e mais incidentes6 entre as mulheres adultas de pele4 clara. Pode ter uma etiologia7 genética e acometer várias pessoas de uma mesma família.
1 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
2 Anexial: Diz respeito às regiões do corpo de uma mulher que ficam ao lado do útero e compreendem os ovários e as trompas de Falópio, juntamente com os vasos sanguíneos associados, ligamentos, tecidos conectivos, etc.
3 Anexos: 1. Que se anexa ou anexou, apenso. 2. Contíguo, adjacente, correlacionado. 3. Coisa ou parte que está ligada a outra considerada como principal. 4. Em anatomia geral, parte acessória de um órgão ou de uma estrutura principal. 5. Em informática, arquivo anexado a uma mensagem eletrônica.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
6 Incidentes: 1. Que incide, que sobrevém ou que tem caráter secundário; incidental. 2. Acontecimento imprevisível que modifica o desenrolar normal de uma ação. 3. Dificuldade passageira que não modifica o desenrolar de uma operação, de uma linha de conduta.
7 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
   [Mais...]

A pitiríase versicolor, popularmente chamada de “pano branco” ou “micose de praia” é uma micose1 (infecção2 fúngica3) crônica que afeta a camada superficial da pele4, causada por um fungo5 que vive saprofiticamente na pele4 humana. A doença existe em todo o mundo, mas é prevalente nos trópicos e nas regiões de climas temperados. A maioria dos casos ocorre em adultos jovens e afeta igualmente ambos os sexos e todas as raças. A pitiríase versicolor não é contagiosa6 e hábitos precários de higiene não são um fator de risco7 para a enfermidade.
1 Micose: Infecção produzida por fungos. Pode ser superficial, quando afeta apenas pele, mucosas e seus anexos, ou profunda, quando acomete órgãos profundos como pulmões, intestinos, etc.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Fungo: Microorganismo muito simples de distribuição universal que pode colonizar uma superfície corporal e, em certas ocasiões, produzir doenças no ser humano. Como exemplos de fungos temos a Candida albicans, que pode produzir infecções superficiais e profundas, os fungos do grupo dos dermatófitos que causam lesões de pele e unhas, o Aspergillus flavus, que coloniza em alimentos como o amendoim e secreta uma toxina cancerígena, entre outros.
6 Contagiosa: 1. Que é transmitida por contato ou contágio. 2. Que constitui veículo para o contágio. 3. Que se transmite pela intensidade, pela influência, etc.; contagiante.
7 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
   [Mais...]

O furúnculo1 é uma infecção2 dos folículos pilosos da pele3 que resulta numa pequena coleção de pus4 e de tecido5 necrosado (morto), a qual, em casos severos, pode desenvolver-se em abscessos6. Pode ocorrer em qualquer região da pele3, mas tem preferência pelo pescoço7, face8, axilas, nádegas9 e virilhas, regiões de maior sudorese10 e fricção.
1 Furúnculo: Infecção de folículo piloso da pele, caracterizada pelo acúmulo de pus no interior do mesmo com abaulamento da superfície cutânea adjacente e eritema. Após a sua maturação pode haver drenagem espontânea, eliminando material necrótico-purulento. A drenagem pode também ser realizada através de incisão cirúrgica.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Pus: Secreção amarelada, freqüentemente mal cheirosa, produzida como conseqüência de uma infecção bacteriana e formada por leucócitos em processo de degeneração, plasma, bactérias, proteínas, etc.
5 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
6 Abscessos: Acumulação de pus em uma cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação seguida de infecção.
7 Pescoço:
8 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
9 Nádegas:
10 Sudorese: Suor excessivo
   [Mais...]

Foliculite é uma infecção1 aguda ou crônica da raiz dos folículos pilosos, local onde nascem os pelos. Ela pode ocorrer em qualquer localização onde existam pelos, de modo espontâneo ou em virtude do excesso de umidade, suor, depilação ou qualquer tipo de lesão2 na pele3.
1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
   [Mais...]

As onicomicoses são infecções1 fúngicas2 das unhas3. As unhas3 dos pés são afetadas mais comumente que as das mãos4, pois oferecem um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos fungos (umidade, escuro e aquecimento) encontrado dentro dos calçados. Além disso, a queratina (material de que a unha é composta), "alimento" dos fungos, é mais abundante nas unhas3 dos pés que nas das mãos4.
1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Fúngicas: Relativas à ou produzidas por fungo.
3 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
4 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
   [Mais...]

As micoses podem ser evitadas com a prática de alguns cuidados diários simples. Veja aqui algumas sugestões que você pode seguir para prevenir as micosses.    [Mais...]
A pele1 do couro cabeludo elimina normalmente por descamação2 as células3 velhas, que dão lugar a outras novas. Essas células3 são de tamanho tão minúsculo que o processo nem chega a ser percebido. No entanto, quando há uma dermatite4 (inflação da pele1) do couro cabeludo a pessoa perde escamas da pele1 em forma de flocos brancos, aos quais se denomina caspa
1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
   [Mais...]



Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos