Em medicina, transmissão é a passagem de um patógeno causador de uma doença infeciosa de um hospedeiro para outro indivíduo ou grupo, independentemente de o outro indivíduo ter estado ou não anteriormente infectado. Essa transmissão pode dar-se por contado direto ou indireto entre as pessoas.
[Mais...]
A massoterapia, popularmente mais conhecida como massagem, pode ser uma prática recreativa ou uma terapia de aplicação de pressão e deslizamento com as mãos1 ou de vibração sobre partes do corpo constituídas por tecidos macios, como músculos2, tendões3, ligamentos4 e tecidos conectivos.
[Mais...]
Medicamentos e remédios são termos muito frequentemente tidos como equivalentes e usados indiscriminadamente como sinônimos. No entanto, são coisas diferentes. Medicamentos são substâncias que atendem a especificações técnicas e legais, utilizadas com a finalidade de diagnosticar, prevenir ou curar as doenças e aliviar sintomas1. Remédio é um termo mais amplo que medicamento e, na verdade, engloba esse último.
[Mais...]
Quando se fala sobre a reprodução1 humana, alguns conceitos distintos costumam confundir as pessoas. Nesse texto, confira o que são fertilidade, infertilidade2, fecundidade e esterilidade3, e entenda também as causas e tratamentos para os problemas de infertilidade2 e esterilidade3.
[Mais...]
À medida que as pessoas passam pela meia-idade, sua proporção de gordura1 em relação ao peso corporal tende a aumentar e os quilos extras tendem a estacionar no meio do corpo. Houve momentos em que essas mudanças foram vistas como uma ocorrência normal e inevitável do envelhecimento, mas desde a década de 1980 sabe-se que, à proporção que aumenta a medida da cintura de uma pessoa, também aumentam os riscos para a sua saúde2, particularmente para as doenças cardiovasculares3.
[Mais...]
A tendência à procriação é uma força que age com independência da vontade e mesmo, muitas vezes, contra ela. Como as manifestações dela ultrapassam o plano da biologia, a cultura se desenvolveu e as sociedades se estruturaram com o objetivo de garanti-la. A sexualidade biológica parece ser apenas um dos meios pelo qual a compulsão a procriar se instrumentaliza e tem que ser levada adiante pela cultura. A plena evolução do ser humano depende também de um útero1 social.
[Mais...]
Ao contrário do que se pensa, o intestino não é apenas um longo tubo por onde a comida passa, nutrientes são absorvidos e o que não é aproveitado vira fezes. Esta é uma visão1 antiquada. Ele é, na verdade, um órgão surpreendente. O intestino contém 500 milhões de neurônios2, que estão conectados ao cérebro3 principalmente por meio do nervo vago. Esse nervo envia sinais4 em ambas as direções, aferente e eferente, e é importante no eixo intestino-cérebro3.
[Mais...]
A composição corporal se refere a todos os órgãos e tecidos que compõem o corpo, divididos em dois compartimentos mais comumente referidos: massa gorda1 e massa magra2. O corpo ainda contém proteínas3, minerais e água intracelular e extracelular. A composição corporal é usada para descrever as porcentagens de gordura4, ossos, água e músculos5 no corpo humano6.
[Mais...]
A palavra mind, em inglês, significa mente, e fulness, também em inglês, denota algo como cheio, pleno. Dessa maneira, embora não se tenha um termo único em português para equivaler a mindfulness, ele pode ser compreendido como atenção plena. O processo que leva ao mindfulness corresponde a um conjunto de técnicas práticas de treinamento para conseguir uma melhor focalização da consciência no momento presente.
[Mais...]
Substância cancerígena é toda e qualquer substância que seja capaz de promover, sozinha ou em associação com outros fatores, o surgimento do câncer1 (tumores malignos). Há substâncias que são cancerígenas não em vista da sua natureza química, mas devido à radiação que emitem.
[Mais...]
|