A digestão1 é um processo de transformação física e química pelo qual passam os alimentos orgânicos ao transitarem ao longo do sistema digestivo2, para convertê-los em compostos menores, hidrossolúveis e absorvíveis, de modo que possam ser aproveitados pelo organismo.
[Mais...]
A mente é cheia de distrações, e focar a atenção não é apenas uma tarefa, mas um desafio. A prática de mindfulness consiste em se concentrar no momento presente, mantendo uma constante consciência do que está se passando agora. E mais do que isso, é o exercício de prestar atenção nos acontecimentos sem julgamentos de qualquer espécie.
[Mais...]
Metabolismo1 é a soma de processos químicos e físicos que ocorrem dentro de um organismo vivo e sustentam a vida. A expressão metabolismo1 celular é usada em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem no interior das células2.
[Mais...]
Algum tempo depois de iniciar o uso de certas medicações, muitas pessoas alegam estar ganhando peso. Em geral, isso acontece com quem faz uso prolongado de corticoides, anticoncepcionais, antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, antipsicóticos, alguns anti-hipertensivos, alguns antidiabéticos, estabilizadores do humor e ansiolíticos.
[Mais...]
Quando transita pelos pulmões1, a hemoglobina2 contida nas hemácias3 capta moléculas de oxigênio vindas do ar inspirado e posteriormente as libera nos órgãos e tecidos periféricos. A saturação de oxigênio é a fração de hemoglobina2 saturada de oxigênio em relação à hemoglobina2 total no sangue4. Os níveis normais de saturação arterial de oxigênio no sangue4 em humanos são de 95 a 100%.
[Mais...]
A quantidade de água consumida por alimentos e bebidas deve ser igual à quantidade de água excretada, mantendo constante a quantidade total de água no corpo. Isso é conhecido como homeostase da água, ou seja, a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo.
[Mais...]
A osmose1 é o processo em que um fluido se move para dentro ou para fora da célula2 através da membrana celular3, seletivamente permeável. Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente, para o equilíbrio do corpo. A osmose1 é um dos processos mais importantes para esse equilíbrio, bem como para a nutrição4 das células5.
[Mais...]
A vergonha pode ser poderosa para o mal e transformadora para o bem na vida de uma pessoa com deficiência auditiva. O blog Crônicas da Surdez discutiu sobre essa questão e como buscar superar a vergonha.
[Mais...]
A Organização Mundial da Saúde1 define a Medicina Alternativa, também chamada pseudomedicina, como um conjunto amplo de práticas de atenção à saúde1 que fazem parte da própria tradição do país e estão integradas no sistema sanitário principal. A Medicina Alternativa engloba várias abordagens e tratamentos não incluídos no âmbito da medicina convencional dominante.
[Mais...]
A testosterona é o principal hormônio1 sexual masculino. Ela desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de tecidos reprodutores masculinos, como os testículos2 e a próstata3, bem como na promoção de características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, aumento e maturação dos ossos e o crescimento de pelos corporais. Além disso, a testosterona está envolvida na saúde4 e bem-estar das pessoas e na prevenção da osteoporose5.
[Mais...]
|