Será que estou grávida?

Será que estou grávida?
Essa é uma pergunta muito feita pelas mulheres em idade fértil, que mantêm uma vida sexual regular ou esporádica e que tenham mantido relação sexual no seu período fértil ou nas proximidades dele. A resposta é sempre aguardada com muita ansiedade. Uma resposta positiva é vivida com grande júbilo por aquelas mulheres que anseiam por um filho ou com profunda preocupação e certo desgosto por aquelas que não desejam isso no momento.
Quais são os sinais precoces de gravidez?
Nem toda mulher experimenta os mesmos sinais e sintomas precoces de gravidez e nem têm os mesmos sintomas de uma gravidez para outra. Os primeiros sintomas de gravidez muitas vezes são parecidos com os que acontecem antes e durante as menstruações e por isso esses sintomas nem sempre são indicativos seguros de que a mulher esteja grávida. No entanto, além da suspensão das menstruações, alguns outros sinais podem indicar gravidez.
- A ausência de menstruação costuma ser o primeiro sinal de gravidez, mas nem sempre menstruação suspensa ou atrasada é consequência de uma gravidez.
- Algum pouco tempo após a concepção, o óvulo se prende à parede do útero e isso pode causar cólicas e um pequeno sangramento, chamado de “sangramento de implantação”. Ele normalmente ocorre de seis a doze dias após o óvulo ter sido fertilizado.
- Além disso, pode haver um corrimento vaginal branco leitoso, relacionado a modificações das paredes da vagina. Esta descarga vaginal pode continuar durante toda a gravidez, sem que isso represente anormalidade.
- Uma ou duas semanas depois da concepção, os seios podem ficar inchados, doloridos ou com formigamento. A mulher pode senti-los mais pesados e mais sensíveis ao toque e a aréola ao redor dos mamilos pode tornar-se mais escurecida.
- A mulher pode sentir-se mais cansada, desde o início, devido a um alto nível de progesterona. Os níveis de açúcar sanguíneo ficam mais baixos, assim como os de pressão arterial e há, também, um novo impulso à produção de sangue.
- Náuseas durante a gravidez podem ocorrer a qualquer momento do dia, mas são mais comuns na parte da manhã.
- Alguns alimentos causam repugnância à grávida, mesmo quando antes costumavam ser apreciados por ela. Para muitas mulheres essa aversão desaparece por volta da 13ª ou 14ª semana da gravidez. Uma gravidez mais adiantada pode gerar outros sintomas, mas então a mulher já saberá se está ou não grávida.
- A micção frequente ocorre para muitas mulheres por volta da sexta ou oitava semana após a concepção.
- A constipação intestinal também é frequente, pois a progesterona faz com que o alimento transite mais lentamente através do seu intestino.
- Podem ocorrer frequentes mudanças de humor, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez.
- Dores de cabeça e dores nas costas são relatadas por muitas mulheres grávidas, bem como tonturas e desmaios.
Como testar se estou grávida?
Muitas mulheres podem não ter acesso aos métodos laboratoriais ou de farmácia para detecção de uma gravidez ou eventualmente não querem fazê-los para não revelarem sua suspeição. Nessas condições, podem apelar para testes caseiros de gravidez que, apesar de não terem uma confiabilidade total, dão um indício da presença ou ausência da gravidez.
Os testes de gravidez caseiros são difundidos pela cultura popular e eram muito praticados antigamente, antes da moderna difusão dos testes científicos. Esses testes utilizam principalmente a urina, porque ela expressa as modificações hormonais próprias da gravidez. Qualquer resultado, no entanto, deve ser posteriormente confirmado por um teste científico convencional. É possível fazer testes de gravidez a partir de um dia de atraso da menstruação, porém o indicado é aguardar até duas semanas para ter resultados mais precisos. Existem muitos métodos caseiros para a mulher descobrir se está ou não grávida.
- Um teste caseiro muito comum consiste em ferver a própria urina em uma vasilha de alumínio. Se ela formar uma nata e subir, como o leite, a possibilidade de um resultado positivo é bem grande. Se ela apenas borbulhar, o provável é que o resultado seja negativo.
- Outro método consiste em colocar a urina dentro de um recipiente de vidro e transparente e misturá-la com cloro: se a urina alterar a sua cor, isso pode significar gravidez.
- O teste do vinagre (ou do Pinho Sol) consiste em misturar urina com vinagre (ou com o Pinho Sol), num copo transparente. Se a mistura mudar de cor, as chances positivas são altíssimas; senão, provavelmente não existe gravidez.
- O teste da Coca-Cola é feito misturando-se a bebida sem ir à geladeira, com urina. Se ela começar a borbulhar e soltar espuma, as chances de ser positivo são grandes. Se continuar conforme estava, provavelmente será negativo.
- O teste da agulha é feito jogando-se uma agulha (nova, de preferência) dentro de um recipiente contendo urina da mulher suspeita de gravidez e aguardando-se 8 horas. Se a cor da agulha se alterar, o resultado será positivo.
- Para fazer o teste da água sanitária a mulher deve urinar em um recipiente ao qual deve ser adicionada água sanitária. Se a urina mudar de cor, o resultado será positivo. Se borbulhar, as chances de gravidez também são grandes.
- Para realizar o teste da pasta de dente, a mulher precisa adicionar esse produto, branco e cremoso, à urina. Se a mistura se tornar azulada, a suspeita de gravidez tem forte chance de ser confirmada.
- O teste de farmácia mede a quantidade de hormônios produzidos pelo organismo da mulher unicamente quando ela está grávida. Porém, se for realizado muito cedo pode não acusar uma gravidez presente.
A precisão dos resultados dos testes de gravidez está diretamente ligada à data de sua realização. Mesmo que a mulher não esteja grávida o teste pode refletir alguma alteração hormonal ou outro problema envolvendo o útero e/ou os ovários. Por isso, vencida a ansiedade inicial, é importante recorrer ao médico para esclarecer os sintomas e realizar testes científicos, mais precisos.
Saiba mais em nossos artigos sobre: "Sintomas Precoces de Gravidez", "Diagnóstico precoce de gravidez", "Menstruação atrasada - quais os motivos?" e "É possível menstruar durante a gravidez?"
Referências:
As informações veiculadas neste texto foram extraídas em parte dos sites da Cleveland Clinic e da Mayo Clinic.
